sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A MIDIA E A MODERNIDADE: UMA TEORIA SOCIAL DA MIDIA

Comunicação e Contexto Social


O desenvolvimento da mídia transformou a natureza da produção e do intercambio simbólico no mundo moderno.(TOMPSON, 19P.)

“O homem é um animal suspenso em teias de significado que ele mesmo teceu”(APUD,GEERTZ, TOMPSON,19-20 P.)

A autoridade do estado, pode também, se apoiar na difusão de formas simbólicas que procuram cultivar e sustentar a crença na legitimidade do poder, onde existem vários formas de poder .(TOMPSON, 23 P.)



FORMAS DE PODER

RECURSOS INSTITUIÇOES PARADIGMATICAS





Poder economico

Materiais e financeiro

Instituições econômicas

Exemplo:empresas comeciais;



Poder político

autoridade

Instituições políticas exemplo: estados;



Poder coercitivo (especialmente poder militar)

Força física e amada

Instituições coercitivas(especialmente militares também a política, instituições carcerárias etc)





Poder simbolico

Meios de informação e comunicação

Instituições culturais( a igreja, escolas e universidade, as industrias da mídia etc;



As ações na pratica, se valem de recursos dos mais diversos e muitas instituições fornecem verdadeiras bases para diferentes formas de pode: na sombria realidade da vida social. (TOMPSON,25 P.)

Os usos dos meios de comunicação

Os indivíduos que em empregam os meios de comunicação devem conhecer, as regras e os procedimentos, estes domínios devem apenas se basear-se nas habilidades de usa-los na pratica, ou seja, saber como continuar.

Estes tipos de habilidades e competências envolvidas no uso d um meio técnico, e distinguido entre aquelas que exigia uma informação do conteúdo simbólico, pois se e necessário decodificar a mensagem. Um exemplo disto: a maioria dos indivíduos que assistem à televisão a pessoa e capaz de entender perfeitamente os programas mesmo sem ter conhecimento de uma produção de programa. .(TOMPSON, 25-29 P.)

Algumas característica da “comunicação de massa”

Atualmente se usa a expressão “meios técnicos de comunicação”, que acabam refletindo aos elementos materiais pelos quais a informação ou o conteúdo simbólico e fixado e transmitido. Mas, quando usamos o termo “meios de comunicação”, pensa-se num conjunto de instituições e produtos: livros, jornais, propagandas de jornais, programas de radio e de televisão, discos, filmes entre outros, estas instituições são como uma etiqueta de “comunicação de massa”, cujo o seu sentido e claro e coerente.

Uma característica da comunicação de massa é que ela envolve certos meios técnicos e instituicionais de produção e de difusão. Esta característica que tem recebido , mas atenção na literatura especializada sobre a mídia.(TOMPSON, 20-32 P.)

A disponibilidade dos produtos de comunicação de massa tem implicações importantes na distinção que se faz entre os domínios publico e privado. (TOMPSON, 37 p.)

Comunicação, apropriação e vida cotidiana

Estudos deixaram de lado decisivamente a idéia de que os receptores dos produtos da mídia são consumidores passivos; eles mostraram mais de uma vez que a recepção dos produtos da mídia é um processo mais ativo e criativo do que o mito do assistente passivo sugere. Eles também mostraram que o sentido que os indivíduos dão aos produtos da mídia varia de acordo com a formação e as condições sociais de cada um de tal maneira que a mesma mensagem pode ser entendida de varias maneiras em diferentes contextos.(TOMPSON, 41-42 P.)

Existe vários que são atribuídos adquiridos através de processo de aprendizagem ou de inculação socialmente diferenciados e diversamente acessíveis a indivíduos de formação diferente, e uma vez adquirido, estas habilidades e competências se tornam parte da maneira social de ser os individuos e se revelam tão automaticamente que ninguém percebe que são complexas.(TOMPSON, 43 p.)

A mídia e o Desenvolvimento das Sociedades modernas

Cada exploração feita seja na forma do comercio e da colonização, e outras partes do mundo cada vez mais envolvidas nestes processo de transformação institucional que começou na Europa, mas logo, se tornou global em alcance.

A guerra e a sua preparação exerceram um papel neste processo de alterações políticas; com o desenvolvimento das sociedades modernas, o poder militar foi se concentrando cada vez mais nas mãos de estados nações que reivindicaram, como se observou MAX E WEBER, um monopólio do uso legitimo da força dentro de um determinado território.

MARX presumiu que o desenvolvimento do modo capitalista de uma produção que levaria a uma progressiva desmistificação do mundo social: as crenças e os valores tradicionais que ocultaram as relações sociais do passado seriam varridos pelas realidades da economia selvagem da produção e da troca capitalista. Já WEBER deu mais atenção aos desenvolvimentos do domínio cultural, e os considerou mais autônomo e complexos do que os escritos de MARX sugeriu. As descrições de weber- a diferenciação das esferas de valor, a racionais-permaneceram contra vertidos, e de alguma forma, de difícil demostração. Com provando que o desenvolvimento das sociedades modernas implicando num processo de transformação cultural.(TOMPSON, 47-48 P.)

O estado moderno como o conhecimento hoje- o “estado-nação ou estado e federações urbanas.”(TOMPSON, 51 p.)

Comunicação, mercantilização e o advento da impresa

O desenvolvimento das primeiras maquinas impressoras foi assim parte do crescimento da economia capitalista do fim da idade media e inicio da Europa moderna.(TOMPSON, 54 P.)

A imprensa também tornou mais fácil acumular e diferir dados sobre os mundos natural e social, e a desenvolver sistema padronizados de classificação, representação e pratica, com a produção de textos de: mediciana, anatomia, botânica,geografia, matemática etc.(TOMPSON, 59 p. )

A argumentação de Anderson, que dirigiu-se nossa atenção para as possíveis conseqüências sociais e politicas das mudanças na natureza dos meios de comunicação no inicio da era moderna, com o desenvolvimento da mídia gradualmente alterou a natureza da tradição e a relação dos indivíduos . (TOMPSON, 59 p.)

O surgimento do comercio de noticias o aparecimento de uma variedade de publicações periódicas que relatam eventos e transmitiam informações de caráter político e comercial.(TOMPSON, 63 P. )

Teoria da esfera publica: Uma avaliação preliminar

Os jornais críticos e os seminários morais que começaram a aparecer na Europa em fins do século XVII e ao longo do século XVIII, produzindo um novo fórum de debate publico. Embora, estas publicações tenham surgido como jornais dedicadas à critica literária e cultural, por questões de importância mais sociais e políticas. Os novos centros de socialização apareceram nos principais centros urbanos da Europa moderna.(TOMPSON, 67-69 P.)

O desenvolvimento e a exploração destas varias tecnologias se interligaram de formas complexas com o poder econômico político e coercitivo. Interesses comerciais, políticos e militares tiveram um papel vital na expansão das redes a cabo.(TOMPSON,75 p.)

Advento da interação mediada

O desenvolvimento dos meios de comunicação basea-se em criar novas formas de ação e de interação e novos tipos de relacionamentos sociais. Se faz, surgir uma complexa reorganização de padrões de interação humana através do espaço e do tempo.(TOMPSON, 77 P.)

A ação à distancia 1: representando para outros distantes

O desenvolvimento dos meios de comunicação fez surgir novos tipo de “ação à distancia” que se tornaram cada vez mais comuns no mundo moderno.

O mais direto tipo de ação à distancia e o destino receptor que pode ser direto e indireto. A leitura de noticias e uma acontecer em tempos de destino receptor direto:é planejada para acontecer em tempos fixos e de modo regular, para que os receptores possam integra-los no fluxo temporal de suas rotinas diárias.(TOMPSON, 92-93 P.)

Há muitos exemplos de destino receptor indireto: entrevistas televisadas entrevistas coletivas á impresa, mesas-redondas, painéis de debate (com ou sem platéia em estúdio), conveções partidárias entre outros.(TOMPSON,94 P.)

O crescimento dos múltiplos canais de comunicação einformação contribuir significativamente para a complexidades e impresibilidade de um mundo já extremamente complexo criando uma variedade de formas de ação á distancia, dando aos indivíduos a capacidade de responder de maneiras incontrolaveis a ações que acontecem a distancia, o desenvolvimento da mídia fez surgir novos tipos de inte-relacionamento e de indeterminação no mundo moderno.(TOMPSON,107 P.)

A transformação da visibilidade

O publico e o privado, foi desenvolvida nas sociedades ocidentais ao longo dos séculos XIX. O domínio privado inclui organizações econômicas privadas operando num mercado econômico , visando de alguma maneira, fins lucrativo, como também uma vasta gama de relações pessoais e familiares que podem ser informais ou formalmente sancionada pela lei(por exemplo, o matrimonio). O dominio publico e paraestatais: das corporações legislativas, judiciais a politica, serviços militares e secretos, dos serviços sociais a uma variedade de organização de bem-esta, incluindo organização econômicas de propriedade do estado.(TOMPSON, 109 p. )

Públicos sem lugares: O advento da publicidade mediada

A publicidade da palavra impressa se estendeu bem alem dos locais especificos nos quais algumas matérias impressas, tais como obra literárias e periódicas políticos, eram discutidas por algum de seus receptores e o publico leitor não coincidia com os grupos de indivíduos relativamente bem selecionados que se encontrarem determinado lugar.(TOMPSON, 114-115 P.)

A globalização da comunicação

A reodenação do espaço e do tempo provoca pelo desenvolvimento da mídia faz parte de um conjunto mais amplo de processos que tranformaram ( e ainda estão transformando) o mundo moderno. Estes processos são comumente descritos hoje como “globalização”.

O desenvolvimento do sistema global foi esporádico e desigual: refletir flutuações na atividade econômica e fundamentais assimetrias na distribuição de poder.

A organização da atividade econômica e a concentração do poder econômico tiveram um papel fundamental no processo de globalização. Mas todas as formas de poder –economico, político,coercitivo e simbólico, também contribuíram para ele e foram afetadas.

As principais dimensões dos processos de comunicação globalizada destaca o seu caráter estuturado e desigual, que se classificam em: 1 a emergência de conglomerados transnacionais de comunicação com peças centrais no sistema global de comunicação e difusão de informação;2 o impacto social de novas tecnologias, especialmente aquelas associadas a e comunicação via satélite; 3 o fluxo assimétrico dos produtos de informação e comunicação dentro do sistema global;4 as variações e desigualdades no acesso as redes de comunicação global.(TOMPSON,135-136 p.)

Difusão globalizada, apropriação localizada: em busca de uma teoria da globalização da mídia, a importância que as mensagens da mídia que e passado para os indivíduos e as maneiras de usar os matérias simbólicos medadas dos dependem crucialmente dos contextos de recepção e dos recursos que os receptores em a disposição para os auxiliar no processo de recepção.(TOMSON,154-155 P.)

A nova ancoragem da tradição

Com o desenvolvimento da midia, os indivíduos puderam experimentar eventos, observar outros e conhecer mundos , tanto reais quanto imaginarios, situados muito alem da esfera de seus encontros diários. As pessoas em si, são atraídos por redes de comunicação que tenta um caratês de integrar.

O sentido que cada em tem de si mesmo e o sentido de pertença a um grupo são modelados, em vários graus dependendo do contexto social. Pelos valores, crenças e padrões de comportamento que são transmitdos do passado. O processo de formação de identidade nunca pode começar do nada , sempre se controi sobre um conjunto de materiais simbólico preexistente que constitui a fonte de identidade.

(TOMPSON,159-165 P.)

O eu e experiência num mundo mediado

O desenvolvimento da mídia e assim uma parte integrante de uma característica dinâmica mais ampla das sociedades modernas, uma dinâmica que se pode descrever como efeito recipocro de complexidade e experiência pratica. Na proporção em que o ambiente social dos indivíduos vai crescendo em complexidade(em parte através da maciça oferta de formas simbólicas mediadas), os indivíduos vão contruindo sistemas de conhecimento práticos(extraídos em parte de materias mediados) que lhes permitem enfrentar esta complexidade e as demandas da vida no mundo moderno. A mídia assim e um fato que contribui para o crescimento da complexidade social quanto proporciona uma fonte constante de conselhos sobre como enfrenta-la.(TOMPSON, 181-189 P. )

A invenção da publicidade

O problema não reside simplesmente no fato de que as sociedades modernas se desenvolveram de tal modo, que torna impricavel este modelo como meio de conceituar o envolvimento de muitos indivíduos em tantas decisões políticas que suas vidas. Há um problema posterior: odesenvolvimento dos meios de comunicação criou um novo tipo de publicidade muito diferente da concepção tradicional de vida publica. Estes novo reuniam em lugares compartilhados para discutir questões de interesse comum. Ao contrario, ela é uma publicidade de abertura e visibilidade, de tornar disponível e visível e essa visibilidade não mais envolve o compartilhamento de um loca comum.(TOMPSON, 205-206 P.)

A publicidade alem do estado

A esfera da liberdade da impressa faz um papel importante na formação de uma vida publica fora da esfera do estado.

A liberdade de manifestar opiniões e pensamentos em publico, por mais desconfortvel que seja para as autoridades estabelecidas e um aspecto vital da ordem democrática moderna, um aspecto que ainda não é absolutamente característico de todos os regimes políticos no mundo de hoje.(TOMPSON,206-207 p.)









BIBLIOGRAFIA

TOMPSON, John B., A Midia e a Modernidade: Uma Teoria Social da Midia.tradução de Wagner de Oliveira Brandao; revisão da tradução: Leonardo Avritzer, 9.ed. Petropolis, RJ; vozes, 2008.

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