terça-feira, 30 de março de 2010

A DISSIMULAÇÃO
_ As duas fabulas

(o maior fabulista francês : Jean de la frontane 1621-1695 ).


A aranha,o gafanhoto e o cameleão



A aranha ,o gafanhoto e o camaleão habitavam a uma disprezível bosque da cidade.Conviviam a uma distância razoável ,pois, reciprocantemente ,temiam as artimanhas que sempre eram recorentes.A aranha foi oa primeira a urdir :


_Meu caro gafanhoto,sejamos previdentes e cuiadadosos ! O camaleão é o rei dos disfaces , muda de cor ,e a gente nem percebe.


_É mesmo ! _ completa o gafanhoto . Ele fica nos troncos das arvores com cara de boi sonso e é so passar por perto que ele estica aquela língua imensa e..... crau!



_sim , companheiro,sempre alerta ! Eu passo o dia fiando, mas é um olho na teia , o outro no camaleão. O seguro morreu de velho. Precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, dizia a minha avó.

_belos conselhos, dona aranha .Esses camaleão é o mestre do desfarces, é o rei da dissimulação.

_Vá por mim ! dificilmente eu me engano ! E tem mais _ disse a aranha sussurando. O camaleão tem ma armadilha mortal.Chegue mais perto, meu caro amigo gafanhoto , que eu lhe contarei .


Ingenuamente , o gafanhoto se aproxima e se enrosca todo na teia .Diante da morte certa, fica a pensar o quanto foi bobo em confiar na arditosa aranha .



(É preciso estar alerta ás armadilhas da astúcia. Um oponente conhecido é menos danoso que um amigo hipócritas.As pessoas falsas são as piores que os inimigos ferozes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário